a saga da imigração

Estamos no meio de um trâmite de “mudança de característica migratória”. Viemos com um simples visto de turista (que expiram em 10 dias) e estamos tentando conseguir o de estudante. Não parece difícil, já que temos a carta da instituição de ensino, porém, o tal do “Instituto Nacional de Migración” parece uma piada. Hoje foi a quarta vez que fomos lá, cada dia é uma nova história, um novo pressuposto. Da última vez o senhor nos disse que não era necessário pagar nenhuma taxa, já que somos estudante, mas hoje, nos cobraram $699 (R$100). A senhora-mal-humor da informação me mandou para a fila “C”, depois de 3 horas em tal fila, em pé (!), o senhor que me atende diz que eu não deveria ter ficado na fila “C”, e sim, na “D”, que tem uma fila de 5 minutos. Eles só trabalham das 9h às 12hs. Nossos processos são iguais, demos entradas no mesmo dia, levamos as mesmas papeladas, mas amanhã eu tenho que levar só o pagamento e 6 fotos, enquanto Vinicius tem que levar as 6 fotos e o pagamento e mais dados de banco e uma carta feita à mão (!!!). Não sei se fazem esse tipo de coisa porque são desorganizados mesmo, ou para dificultar nossa imigração e nos mandar de volta pro nosso país.

Algumas pessoas aqui já nos disseram que amam o Brasil e que queriam morar aí, mas que o sistema de migração brasileiro é um dos mais exigentes e complicados, e por isso nunca conseguiram. E pensando bem, não conhecemos mesmo muitos imigrantes no Brasil..

Numa era de globalização, com informações por todos os lados, essas burocracias migratórias nos parecem tão contraditórias..

Sobre pangeia de dois

Vinicius Assencio e Malu teodoro foram pro México.
Esta entrada foi publicada em experiência com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

5 respostas a a saga da imigração

  1. solange diz:

    Voces são guerreiros e vão vencer mais está tenho certeza, não mudem de rumo, a ética, o respeito por outros povos, vão ajudá-los.

  2. solange diz:

    Não desanimem pensamento positivo, e fiquem tranquilos, tentem fazer tudo como eles querem sem cansaço, vão vence-los.

  3. solange diz:

    A marca de vocês é a coragem, é um exemplo, prossigam sempre.

  4. Fause diz:

    Mana, Desistir, nunca ouvi você falar esta palavra, eu mim orgulho muito de vc, vc é muito especial, sei que vocês terão um futuro brilhante, este caminho é todo de vocês, tenho certeza que vai dar tudo certo, um grande abraço…beijooooooosssss!!!

  5. Srta. Sbaile diz:

    Ai, imigração enche o saco em qualquer país mesmo. Colocou bem: contraditório! O ser-humano ama odiar tudo o que é diferente. É um caos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s