mercado de xochimilco

Xochimilco é uma das 16 delegações da Cidade do México. Durante a colônia e nos primeiros anos da vida independente do México, o território de Xochimilco se converteu em um lugar provedor de alimentos para a cidade. E ainda é.

Este é o mercado, que é dividido em três partes: o grande mercado (com todo tipo de comida), o mercado antigo (com comida mais tradicional e plantas) e umas barraquinhas de produtores agrículas locais que vêm para o mercado para vender seus produtos, tudo muito fresco e barato.

Esse pequenos produtores cultivam de maneira bastante peculiar: usam uma técnica mesoamericana antiga chamada chinampa, que são áreas retangulares de terra fértil em superfície de lagos, como um jardim flutuante. Aí cultivam flores e verduras. Essa técnica começou a ser desenvolvida pelos toltecas e desde o século XVI ocupa quase todo o lago de Xochimilco.

Xochimilco quer dizer em Nahuatl “campo de flores”, então, para respeitar o nome, o mercado tem uma parte dedicada a plantas e flores. Dizem que é o maior mercado da américa latina! O mais legal é que nesses mercados pode-se encontrar as comidas mais tradicionais o possível aqui do méxico, por exemplo, os alimentos que os índios comiam na época pré-hispânica.

“Um dos pontos de maior interesse nesta cidade é a zona de Xochimilco, antiga região indígena que abastecia de alimentos e flores a Grande Tenochtitlán, hoje a Cidade do México. Há menos de cem anos a cidade era rodeada por canais através dos quais se transportavam durante as noites as mercadorias desde Xochimilco. Aqui persiste a comercialização de produtos tradicionais e as relações comerciais que nos transportam a um passado muito distante”, historiador Edmundo Escamilla.

Esta senhorita aí de cima, por exemplo, estava comprando seus “chicharones”, que são nada mais do que “pururucas” gigantes (pele de porco frita).

Anúncios

Sobre pangeia de dois

Vinicius Assencio e Malu teodoro foram pro México.
Esta entrada foi publicada em culinária, fotografia, pangéia com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a mercado de xochimilco

  1. sol diz:

    Gosto muito da forma que registram a Colonização e Preservação dos Mexicanos.

  2. sol diz:

    Os Mexicanos valorizam e respeitam seus valores, as crenças os rituais a culinária, isto é maravilhoso, preservaram os valores dos antepassados, as raízes, são guerreiros.

  3. Ana Guimarães diz:

    Ao tempo que conhecem e registram no Pangeia a cultura mexicana, estão dando uma excelente aula de história p/ mim: colégio de san ildefonso, muito lindo; mercado (e lago?) Xochimilco, chinampa , que interessante; e tantas outras coisas. Beijos

  4. Pingback: las tortillas | pangéia de dois

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s